Analista: Rússia poderia destruir 'durante uma noite' caças F-16 se forem fornecidos à Ucrânia
© AP Photo / Remy de la Mauviniere
Se o Ocidente entregar caças F-16 à Ucrânia, a Força Aeroespacial da Rússia pode destruí-los da noite para o dia, disse em entrevista à Sky News o analista militar Sean Bell.
De acordo com ele, Kiev precisa de uma Força Aérea moderna, não de um "esquadrão de aeronaves F-16 de segunda mão", que não são nem sustentáveis nem confiáveis contra caças russos modernos e furtivos.
"A Força Aeroespacial da Rússia poderia dizimar um pequeno número de F-16 obsoletos, destruindo assim a capacidade incipiente de poder aéreo da Ucrânia quase de noite para o dia e encorajando os militares russos", destacou o analista militar.
Ontem (16), o ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov disse em entrevista à RT no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPEIF, na sigla em inglês) que se caças F-16 voarem sobre a Ucrânia e criarem ameaça à Rússia, haverá uma resposta técnico-militar.
Anteriormente, o Ministério da Defesa da Ucrânia havia afirmado que Kiev precisa de 48 caças F-16 para alcançar as suas fronteiras de 1991. Conforme foi relatado em Washington, o treinamento de pilotos ucranianos para operar esses aviões começaria "nas próximas semanas ou meses".
Ucrânia está enviando combustível nuclear para processamento
05:53 19.06.2023 (atualizado: 06:46 19.06.2023)
© Sputnik / Stringer
A inteligência russa afirma ter recebido informações sobre a decisão dos inspetores nucleares da Ucrânia de enviar um lote de combustível nuclear da usina de Rovno para processamento.
O combustível em questão está em dois contêineres no depósito de Chernobyl, apesar de a Agência Internacional de Energia Atômica negar sua existência no local.
Isso tudo pode explicar a continuidade dos trabalhos sobre o desenvolvimento de bombas sujas, afirmou a inteligência russa.
Uma "bomba suja" é um contêiner com isótopos radioativos e uma carga explosiva. Quando a carga é detonada, o contêiner é destruído, e o conteúdo radioativo é pulverizado pela onda de choque, contaminando grandes áreas de terreno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário