Elon Musk alerta: sem inovações revolucionárias, EUA podem perder liderança em alta tecnologia para a China

© Foto
O bilionário e empreendedor sul-africano Elon Musk alertou que, sem avanços tecnológicos disruptivos, os Estados Unidos correm o risco de perder a liderança em alta tecnologia, incluindo inteligência artificial (IA) e veículos elétricos, para a China.
"Sem inovações revolucionárias nos EUA, a China dominará completamente no futuro", afirmou Musk em entrevista aos blogueiros Dwarkesh Patel e John Collison, ao responder se a China se tornará líder nos campos de IA, carros elétricos e robótica humanóide.
Musk destacou que, segundo sua estimativa, a China produzirá três vezes mais eletricidade neste ano do que os Estados Unidos, o que considerou um indicador importante do poderio econômico do país asiático.
Na avaliação do executivo, os EUA são fortemente dependentes da China no processamento de elementos de terras raras que, segundo ele, "nem são tão raros assim". De acordo com Musk, embora esses materiais sejam extraídos nos Estados Unidos, são enviados à China para beneficiamento e depois retornam ao país na forma de componentes para ímãs e motores elétricos. Na opinião do empresário, esse fluxo evidencia a vulnerabilidade estratégica dos Estados Unidos em tecnologias críticas.
Na quinta-feira (5), o Departamento de Estado informou que, durante uma conferência ministerial realizada em Washington na quarta-feira, os EUA assinaram acordos ou memorandos de entendimento sobre minerais críticos com outros 11 países
Tropas da OTAN vão ser enviadas para a Ucrânia após acordo de paz, afirma Rutte

© AP Photo
O chefe da OTAN, Mark Rutte, afirmou ao parlamento ucraniano que tropas da aliança poderão ser enviadas ao país após um acordo de paz, declaração que reacende tensões com Moscou.
Em seu discurso desta terça-feira (3) ao parlamento ucraniano, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte, fez afirmações sobre um possível envio de tropas à Ucrânia após o encerramento do conflito.
De acordo com o oficial, as forças dos países da OTAN que concordarem em participar de tal missão serão enviadas assim que um acordo de paz for assinado.
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia havia declarado repetidamente que qualquer envio de tropas ocidentais, bases militares, instalações de armazenamento ou infraestrutura em território ucraniano — sob os auspícios da OTAN ou não — seria considerado intervenção estrangeira e, portanto, um objetivo militar legítimo para as Forças Armadas da Rússia.
Moscou acrescentou que tais ações de Kiev e seus aliados influenciariam a posição da Rússia nas negociações de paz.
O que se sabe sobre a morte do filho do ex-líder líbio Muammar Kadhafi?
05:32 04.02.2026 (atualizado: 05:51 04.02.2026)

© telegram SputnikBrasil
/ Saif al-Islam Kadhafi, filho do ex-líder líbio Muammar Kadhafi, foi mortalmente ferido na terça-feira (3) em uma emboscada perto de sua residência ou durante a invasão de um edifício onde estava hospedado, segundo a imprensa local.
O que se sabe sobre a morte do filho do ex-líder líbio Muammar Kadhafi:
Quatro homens armados teriam participado do ataque e fugiram do local;
A Brigada 444, vinculada ao Governo de Unidade Nacional, afirmou que a morte ocorreu em confrontos armados, mas negou qualquer envolvimento no episódio;
De acordo com um representante de Saif al-Islam, os atacantes desativaram as câmeras de vigilância e neutralizaram os seguranças antes da ação;
As autoridades investigam o caso, mas o paradeiro do corpo ainda é desconhecido.


Nenhum comentário:
Postar um comentário