quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

 

Trump diz que Conselho de Paz 

pode substituir Nações Unidas

Presidente americano criticou a ONU, que afirmou ser ineficaz na resolução de conflitos

Kevin Liptak, da CNN
Presidente Donald Trump participa de coletiva de imprensa da Casa Branca
Presidente Donald Trump participa de coletiva de imprensa da Casa Branca  • Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images
O presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira (20) que seu recém-criado Conselho de Paz pode substituir a Organização das Nações Unidas. Trump fez 
críticas à ONU, que afirmou ser ineficaz para a resolução de 
conflitos. “A ONU simplesmente não tem sido muito útil. Sou um grande fã do potencial da ONU, mas ela nunca esteve à altura do seu potencial”, disse Trump a jornalistas durante a coletiva de imprensa que marcou um ano desde o seu retorno à Casa Branca.

“A ONU deveria ter resolvido todas as guerras que eu resolvi. Eu nunca recorri a eles, nunca sequer pensei em recorrer.”

O Conselho de Paz foi criado como parte do acordo de Trump para encerrar a guerra entre Israel e Hamas em Gaza.

Nesta semana, Trump enviou convites a líderes mundiais para integrar o painel, incluindo o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A recepção tem sido um tanto mista. O presidente francês Emmanuel Macron afirmou que não aceitará o convite, citando questionamentos sobre o escopo do

 conselho.

Mais cedo nesta terça-feira, o principal responsável humanitário da ONU, Tom Fletcher, disse que o Conselho de Paz de Trump não substituirá a organização.

“Está claro para mim, e para meus colegas também, que as Nações Unidas não vão a lugar nenhum”, afirmou ele à CNN, em entrevista a Becky Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário