quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

 

Acredite se quiser! Processo contra Jair Bolsonaro ainda não está concluído

 Ilustração: Kleber Sales/Estadão

Ilustração do Kleber Sales (Estadão)

Carlos Newton

O retrocesso institucional e intelectual vivido hoje pelo Brasil é de tal nível que chega a assustar aos mais velhos, como o editor que aqui vos fala, pois a gente chega a duvidar de nossa democracia. Basta conferir os levantamentos feitos pela Organização das Nações Unidas, ao festejar em 15 de setembro o Dia Internacional da Democracia.

Na verdade, pouco havia a ser comemorado e há muito a fazer para evoluir nesse quesito. Entre os 167 países avaliados, apenas 24 são apontados como democracias plenas pelo índice da ONU, atualizado a cada ano pela União da Inteligência Econômica, órgão especialmente criado  para acompanhar essa evolução ou involução, como está ocorrendo no Brasil.

PODRES PODERES – Como diz Caetano Veloso, no Brasil os homens exercem seus podres poderes de uma forma realmente negativa. Com toda certeza, o país vai continuar caindo nesse importante ranking, porque desde a ditadura de 1964 não se via tamanha esculhambação.

Neste contexto, sabe-se que a maior contribuição negativa tem sido o trabalho do ministro Alexandre de Moraes, que se mostra incansável na tarefa de destruir a democracia. E tudo começou em março de 2014, quando ganhou a missão de relatar o inquérito sobre fake news, criado pelo então presidente Dias Toffoli para bloquear as críticas a ministros do STF e suas famílias.

O resultado é que Moraes montou em cima disso o Inquérito do Fim do Mundo, desrespeitando as leis e prorrogando indefinidamente as investigações, algo inexistente em qualquer democracia.

VIROU TERRORISTA – Moraes vem brincando com a verdade, aqui e lá fora. Entrou na mira das autoridades americanas ao pedir prisão e deportação de bolsonaristas ao governo Lula.

Depois, inventou decisões judiciais brasileiras a serem cumpridas pela Justiça americana, levando o empresário americano Elon Musk a contra-atacar.

Mesmo assim, Moraes insistiu na insanidade jurídica e acabou incriminado na Lei Magnitsky, passando a ser considerado “terrorista” pelo governo Trump e pelo Congresso americano, e levou junto com a mulher, a advogada Viviane Barci Moraes.

AINDA APRONTANDO – O mais incrível é que o destrambelhado ministro não se emenda. Na semana passada, declarou concluído o processo contra Jair Bolsonaro antes que se consumasse o prazo para recursos, a defesa apresentou embargos infringentes na sexta-feira, mas o ministro insiste em dizer que o processo acabou, e a imprensa acredita (?) nesse disparate que a Primeira Turma aprovou por unanimidade, vejam a que ponto chegamos.

Na verdade, o processo não terminou e o ministro tem prazo para responder. No caso, 15 dias, que eram o limite para a defesa de Bolsonaro apresentar o recurso.

Se o relator Moraes não tem pressa, isso é problema dele e não significa que deixa de ser obrigado a responder, aceitando ou negando, dentro do prazo.

BALANÇO DE NOVEMBRO – Como sempre fazemos, vamos divulgar agora o balanço das contribuições feitas para manutenção do blog, cuja edição há dois meses vem sendo compartilhada com o excelente jornalista Marcelo Copelli, ex-editor e colunista da antiga Tribuna da Imprensa.

Já perto dos 82 anos, o editor-chefe não tem mais condições de preparar sozinho o blog, 365 dias por ano. A idade pode até nos engrandecer em termos intelectuais e morais, porém cobra um preço alto no que diz respeito às condições físicas. Mas saibam que ainda pretendo ficar muito tempo por aqui.

De início, as contribuições feitas na Caixa Econômica Federal:

DIA  REGISTRO   OPERAÇÃO             VALOR
08    881133        DEP DIN LOT……….200,00
27    271501        DEP DIN LOT……….100,00
28    281202        DEP DIN LOT……….230,00

Agora, os depósitos feitos no Banco Itaú/|Unibanco:

03  PIX TRANS JOSÉ FR 9014…………150,00
03  PIX TRANS PAULO ROB 9126……100,00
05  TED 001.5977 JOSE APJ……………305,11
10  PIX TRANS JOAO ANT 9014……….50,00
14  TED 001.4416 MARIO ACRO…….300,00
28  TED 033.3591 ROBER SD…………200,00

Agradecemos muitíssimo a todos os que acompanham nosso trabalho, que é pelo bem do Brasil e não apoia, de forma alguma, políticos como Lula e Bolsonaro. E vamos em frente, sempre juntos.

###
P.S.
 – Quanto à classificação do Brasil no ranking da democracia, a pontuação geral foi de 6,68, sendo classificado na 51ª posição na lista, uma vergonha nacional. A nota mais alta que recebeu foi 9,58 no quesito processo eleitoral e pluralismo, já as notas mais baixas foram 5,0 por cultura política, 5,36 pelo funcionamento do governo, 6,11 pela participação política e 7,35 por liberdades civis. Estamos mal, minha gente, e os três podres poderes não ajudam em nada(C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário