quinta-feira, 31 de julho de 2025

Sputnik

 

China condena declarações do Reino Unido sobre disposição do país em defender Taiwan

Bandeira de Taiwan tremula perto do prédio Taipé 101 no Salão Memorial Nacional Dr. Sun Yat-Sen em Taipé, Taiwan, 7 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2025
Nos siga no
O Ministério da Defesa da China condenou nesta quarta-feira (30) as declarações do secretário de Defesa do Reino Unido, John Healey, sobre a disposição de Londres em defender Taiwan. A posição foi apresentada pelo porta-voz da pasta, coronel sênior Zhang Xiaogang.
Durante uma visita à Austrália, Healey foi questionado sobre uma possível assistência a Taiwan em caso de conflito com a China. O ministro tentou evitar uma resposta direta, afirmando: "Temos que lutar, como já fizemos no passado, Austrália e Reino Unido são nações que lutarão juntas".
O ministro destacou que falava "em termos gerais" e que o Reino Unido preferia resolver disputas na região do Indo-Pacífico "diplomaticamente". Questionado sobre a possibilidade de Londres estabelecer relações formais com Taiwan, declarou que "não há mudança na abordagem britânica".
Contudo, a mídia europeia publicou reportagens sobre a "sugestão" do dirigente de que o Reino Unido está "pronto para luta" pela região.

"Exigimos que o Reino Unido seja cauteloso em suas palavras e ações sobre a questão de Taiwan. A parte britânica não deve enviar sinais falsos às forças separatistas que buscam a independência de Taiwan nem minar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan. Ninguém deve subestimar a vontade inabalável e a capacidade do Exército de Libertação Popular da China de defender a soberania nacional e a integridade territorial", afirmou Zhang.

USS Chung-Hoon, destróier dos EUA, observa navio da Marinha da China no estreito de Taiwan, 3 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2025
Panorama internacional
Taiwan está pronta para testar drone marítimo kamikaze para 'apoiar operações de ataque costeiro'
Pequim considera Taiwan uma parte inseparável do território chinês, e o reconhecimento desse princípio é uma condição prévia para que outros países estabeleçam e mantenham relações diplomáticas com a China.
As relações oficiais entre a China continental e Taiwan foram rompidas em 1949, quando as forças derrotadas do Kuomintang, lideradas por Chiang Kai-shek, se refugiaram na ilha após perderem a guerra civil para o Partido Comunista Chinês.
Os contatos comerciais e informais foram retomados no final da década de 1980, e desde os anos 1990 as duas partes mantêm comunicações por meio de organizações não governamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário