Turquia se recusa a abrir espaço aéreo para avião presidencial israelense a caminho da COP29
© AP Photo / Manuel Balce Ceneta
O presidente de Israel, Isaac Herzog, não teria visitado o Azerbaijão para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-29) em Baku devido à recusa da Turquia em abrir seu espaço aéreo para a aeronave presidencial, informou o jornal turco Milliyet neste domingo (17), citando fontes diplomáticas israelenses e turcas.
No último sábado (16), Israel anunciou que a viagem de Herzog à COP-29 em Baku foi cancelada por razões de segurança. Já a mídia local informou que a recusa da Turquia em permitir que a aeronave israelense sobrevoasse seu espaço aéreo foi o principal motivo que impediu Herzog de viajar para o evento.
No início de novembro, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou o rompimento das relações diplomáticas com Israel e ainda citou a relutância do país em cessar a operação militar na Faixa de Gaza, onde quase 44 mil pessoas já morreram.
Relações entre Turquia e Israel
As relações entre Israel e Turquia se deterioraram significativamente a partir de 2010, após forças especiais israelenses interceptarem o navio Mavi Marmara, que navegava da Turquia para a Faixa de Gaza.
Em maio de 2018, Ancara pediu ao embaixador israelense na Turquia que deixasse o país após protestos na Faixa de Gaza no contexto do aniversário da formação de Israel e da transferência da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário