quarta-feira, 5 de outubro de 2022

 

Novas descobertas sobre a manteiga

...

Foto: JB
Credit...Foto: JB

Estão entrando em cena novas comprovações. Elas que suportam mais ainda que as gorduras lácteas não estão associados a um maior risco de eventos cardiovasculares, nem mortalidade por todas as causas.
Assim como já sabemos da importância protetora do ômega 3 (C3:0) nestas condições, agora a ciência tem mostrado que o ácido pentadecanóico (C15:0), outro ácido graxo essencial que só se consegue com a alimentação, também tem um efeito importante.

Ou seja, cada vez fica mais claro que as gorduras saturadas de cadeia ímpar, como C3:0 e C15:0, são os grandes aliados da saúde, pois são metabolizadas em ácido propiônico, que suporta o metabolismo saudável e a produção de energia.

Já as outras gorduras saturadas de cadeia uniforme são metabolizadas em ácido acetoacético, indutoras de inflamação silenciosa ligadas a diabetes e doenças cardiovasculares, por exemplo.

Quanto mais altos os níveis dessas gorduras boas, maior é a proteção, que se confirma em diversos estudos como:

Em setembro de 2021, foi publicado na PLOS Medicine, uma avaliação consistente entre biomarcadores séricos de ingestão de gordura na dieta e a incidência de doenças cardiovasculares, onde foi utilizado como referência a concentração do ácido pentadecanóico 15:0 (C15:0).

Nenhum comentário:

Postar um comentário