Detalhes a seguir
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia".
Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalações da infraestrutura militar ucraniana, sem realizar ataques contra alvos civis em cidades. Até o momento, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte significativa da república de Donetsk, inclusive Volnovakha, Mariupol e Svyatogorsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie no mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia.
Defesa antiaérea da Rússia repele ataque ucraniano a Kherson
No primeiro dia do referendo, o Exército ucraniano tentou bombardear a cidade de Kherson, mas as forças da defesa antiaérea da Rússia conseguiram repelir o ataque, disse o vice-chefe da Administração da região de Kherson, Kirill Stremousov, em entrevista ao canal de TV russo Pervy.
Ucrânia bombardeia cidade de Gorlovka, na república de Donetsk
As tropas ucranianas dispararam cinco projéteis de 152 mm contra a cidade de Gorlovka, informou nesta sexta-feira (23) a representação do Centro Conjunto de Controle e Coordenação das questões relacionadas a crimes de guerra da Ucrânia (JCCC) da República Popular de Donetsk (RPD).
As forças da Ucrânia abriram fogo contra a RPD no primeiro dia do referendo sobre a adesão à Rússia.
Forças ucranianas atacam cidades da república de Lugansk para impedir referendo
As autoridades ucranianas já estão criando obstáculos à realização do referendo sobre a adesão da República Popular de Lugansk (RPL) à Rússia, disse à Sputnik um militar da Milícia Popular que participou da votação.
"Eles [as autoridades ucranianas] não tentam criar obstáculos – eles já estão criando, porque estão bombardeando as cidades. Svatovo, Alchevsk foram atacadas", disse o interlocutor da agência.
Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporozhie realizam referendos sobre adesão à Federação da Rússia
Às 8h00 desta sexta-feira (2h00 no horário de Brasília) em todo o território da República Popular de Donetsk começou a votação no referendo sobre a adesão à Rússia, disse o presidente da comissão eleitoral local, Vladimir Vysotsky.
As votações sobre a adesão à Federação da Rússia também começaram na República Popular de Lugansk e nas regiões de Zaporozhie e Kherson.
Em 19 de setembro, as Câmaras Públicas da RDP e RPL propuseram aos líderes das repúblicas, Denis Pushilin e Leonid Pasechnik, a iniciativa de realizar sem demora referendos sobre a adesão à Rússia. No dia seguinte, as autoridades da RPD e RPL anunciaram que os referendos seriam realizados de 23 a 27 de setembro.
Também em 20 de setembro, as administrações das regiões de Kherson e Zaporozhie anunciaram votações nas mesmas datas.
Explosão atinge centro da cidade de Melitopol, na região de Zaporozhie
Na manhã desta sexta-feira (23) no centro da cidade de Melitopol foi ouvida uma explosão, informou Vladimir Rogov, membro da administração da região de Zaporozhie.
Em comentários à Sputnik, ele disse que a explosão foi bastante forte, mas que ainda não se conhece a causa. Os detalhes estão sendo apurados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário