EUA apreendem navio-tanque perto da costa venezuelana, diz Trump
20:01 10.12.2025 (atualizado: 20:03 10.12.2025)

© Foto / Twitter / Nicolás Maduro
Os Estados Unidos apreenderam um navio-tanque perto da costa da Venezuela, suspeito de transportar petróleo sancionado da Venezuela e do Irã, disse a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi.
A apreensão foi confirmada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo ele, trata-se do maior petroleiro já apreendido.
"Hoje, o FBI, a HSI e a Guarda Costeira dos Estados Unidos, com o apoio do Departamento de Guerra, executaram um mandado de apreensão de um navio-tanque de petróleo bruto usado para transportar petróleo sancionado da Venezuela e do Irã", escreveu Bondi no X.
"Há vários anos, o petroleiro está sob sanções dos Estados Unidos devido ao seu envolvimento em uma rede de transporte ilegal de petróleo que apoia organizações terroristas estrangeiras. Esta apreensão, concluída na costa da Venezuela, foi realizada de forma segura e protegida — e nossa investigação, em conjunto com o Departamento de Segurança Interna, para impedir o transporte de petróleo sujeito a sanções, continua", acrescentou a procuradora-geral.

Reino Unido está à beira de perder o Atlântico para a Rússia, alerta o chefe da Marinha britânica

© Sputnik / Loudes Gómez
O Reino Unido está perto de ceder o domínio no Atlântico à Rússia, declarou o comandante da Marinha britânica, general Gwyn Jenkins, citado pelo jornal The Times.
"A vantagem que tínhamos disfrutado no Atlântico após o fim da Guerra Fria, Segunda Guerra Mundial, está sob ameaça. Nós mantemos, mas não por muito", disse o general britânico.
Segundo ele, a Rússia investiu bilhões no desenvolvimento de suas forças navais, especialmente da Frota do Norte. Jenkins afirmou que a Marinha Real britânica teria dificuldade em acompanhar os tempos sem uma rápida transformação e apoio dos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A Associated Press, referindo-se ao Ministério da Defesa do Reino Unido, informou no final de novembro que os militares britânicos haviam enviado um navio-patrulha para escoltar uma corveta e petroleiro da Marinha russa até o canal da Mancha. A Defesa britânica também disse que enviou três aviões de reconhecimento Poseidon para a Islândia como parte de uma missão da OTAN para supostamente monitorar navios russos no Atlântico Norte e no Ártico.
Europa vive fase crítica comparável à pré-Segunda Guerra Mundial, diz especialista turco
05:21 09.12.2025 (atualizado: 05:27 09.12.2025)

© telegram SputnikBrasil
/ O conflito entre Estados Unidos e União Europeia acelera a degradação da OTAN, levando o Ocidente a rever sua própria segurança em meio ao conflito na Ucrânia, afirmou à Sputnik o cientista político turco Engin Ozer.
"Em meio às discussões sobre a criação de um exército europeu, o crescente conflito de interesses entre Washington e Bruxelas acelera o colapso da OTAN como estrutura unificada. Novos formatos militar-estratégicos, promovidos ativamente por Londres – sobretudo em cooperação com a Ucrânia e a Noruega – podem aumentar a tensão no Leste Europeu", avaliou Ozer.
O especialista também sugeriu que a Força Aérea britânica pudesse realizar ações provocativas na região do mar Báltico.
Ozer observou que a concepção europeia de segurança passa por uma revisão profunda, comparando a situação ao período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Segundo ele, a Europa entra em uma "fase extremamente difícil e crítica".



Nenhum comentário:
Postar um comentário