domingo, 20 de julho de 2025

 

Oficiais da Casa Branca chamam Netanyahu de 'louco' e temem instabilidade no Oriente Médio, diz mídia

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu fala durante uma entrevista coletiva em Jerusalém, 2 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2025
Nos siga no
Funcionários da Casa Branca estão preocupados com a destrutividade e as políticas regionais do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, escreve o portal Axios.
O portal destaca que na administração do presidente estadunidense Netanyahu é visto como muito agressivo, especialmente por causa dos ataques israelenses à Síria, que causam descontentamento até mesmo entre os aliados dos EUA.

"Esta semana terminou com a Casa Branca significativamente mais alarmada com Netanyahu e suas políticas regionais", ressalta a publicação.

Além disso, um grupo de funcionários norte-americanos chamaram Netanyahu de "louco" em uma conversa com a mídia.
Palestinos observam a destruição após um ataque israelense onde pessoas deslocadas estavam hospedadas em Rafah, Faixa de Gaza, 27 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2025
Panorama internacional
Israel ordena evacuação em Gaza e amplia ofensiva em meio à crise humanitária, diz mídia
Os mesmos interlocutores do portal expressaram preocupações de que as ações de Israel na região possam minar os esforços de Trump.
A publicação também aponta que, a longo prazo, as ações de Netanyahu se transformarão em um grande problema para ele. Há preocupação de que os israelenses não percebam quanto dano estão causando à sua reputação nos olhos da Casa Branca.

"Netanyahu às vezes é como uma criança que simplesmente não se comporta", sublinha o artigo, citando um oficial norte-americano.

Assim, finaliza o portal, a atual política de Israel de atacar a Síria levará à desestabilização da região, o que prejudicará o próprio Israel, apesar da aposta de Netanyahu em manter a estabilidade e apoiar Trump, cuja boa vontade pode se esgotar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário