domingo, 17 de novembro de 2024

 

Procurador só pretende denunciar Bolsonaro no ano que vem

Gonet quer fazer todas as denúncias de uma só vez

Igor Gadelha
Metrópoles

Ministros do Palácio do Planalto passaram a apostar que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, só oferecerá em 2025 as primeiras denúncias contra Jair Bolsonaro nos inquéritos em que o ex-presidente é investigado.

Até agora, a Polícia Federal já indiciou Bolsonaro em pelo menos dois inquéritos: o da fraude em certificados de vacinação contra a Covid-19 e o da venda ilegal de joias que o ex-presidente ganhou durante o mandato. Mas Gonet não formalizou as denúncias, que transformariam Bolsonaro em réu.

NOVA EXPECTATIVA – Até então, a expectativa no governo Lula e na própria Procuradoria era de que Gonet denunciaria Bolsonaro logo após as eleições municipais de outubro de 2024. A expectativa, porém, mudou e passou a ser o ano de 2025.

Auxiliares de Lula dizem ter recebido sinalizações de que o procurador-geral da República quer aguardar que a Polícia Federal conclua o inquérito do golpe de estado, para então decidir sobre as demais denúncias.

O discurso vai ao encontro do que dizem os interlocutores de Gonet. Segundo essas fontes, o chefe da PGR quer aguardar a conclusão do inquérito do golpe para ter uma visão mais ampla das acusações contra Bolsonaro.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – No Brasil, tudo fica para depois. No final do ano, tudo é sempre chutado para depois da Semana Santa, no melhor estilo “Brasil brasileiro”. (C.N.) 

Janja põe governo Lula na mira de Trump, ao xingar Elon Musk

Janja diz 'Fuck you, Elon Musk' durante painel do G20 no Rio; vídeo mostra momento da fala

A primeira-dama é muito educada e gosta de falar inglês

Paulo Cappelli e Daniela Santos
Metrópoles

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, pôs o governo brasileiro na mira de Donald Trump ao xingar o principal aliado do presidente eleito dos Estados Unidos. Ao direcionar um “fuck you” (“foda-se”) a Elon Musk, que assumirá um cargo no governo Trump, Janja fez com que os holofotes da Casa Branca não se concentrem apenas em Alexandre de Moraes (STF), alvo das críticas do empresário.

Neste sábado (16/11), Janja xingou o bilionário durante a participação de um evento paralelo ao G20, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a fala da primeira-dama foi interrompida por uma falha no som e ela brincou: “Acho que é o Elon Musk”. Em seguida, ela emendou: “Eu não tenho medo do você, inclusive. Fuck you, Elon Musk”.

DEU MUNIÇÃO  – Antes, opositores de Lula tentavam passar para Trump e Musk a teoria de que os movimentos de Moraes para suspender o X [antigo Twitter] eram coordenados com o governo brasileiro. Agora, Janja acaba de oferecer a munição que bolsonaristas buscavam para dar sustentação à tese.

Trump ainda não foi empossado, mas já tomou conhecimento de que Lula citou o “nazismo” ao se referir à volta da direita ao poder nos Estados Unidos. A declaração de Janja, neste sábado (16/11), tensiona ainda mais a relação entre o Palácio do Planalto e o futuro chefe da Casa Branca.

Com base na atuação de Moraes, parlamentares do partido de Trump tentam aprovar um projeto para que os Estados Unidos punam países que, na visão desses congressistas, pratiquem atos que configurem censura.

MUSK IRONIZA – O bilionário Elon Musk respondeu a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, após a esposa do presidente Lula da Silva (PT) usar o termo “fuck you” (“vá se foder”), para se referir ao empresário.

Em uma resposta a uma publicação no X, Musk reagiu à declaração da primeira-dama com emojis de risada e disse: “Eles vão perder a próxima eleição”.

Em outro post, o empresário compartilhou o vídeo de Janja com a legenda “LOL”, expressão em inglês que significa “rindo muito”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Lula já teve três primeiras-damas. A melhor foi a verdadeira, dona Marisa Leticia, que não se metia em nada. A segunda, Rosemary Noronha, até tentou se manter na clandestinidade, mas acabou sendo descoberta pela mídia. A atual terceira primeira-dama, Janja da Silva, é um estrupício. Nos Estados Unidos, seria chamada de “social climber” (alpinista social), por se meter onde não deve e viver em busca de 15 minutos de fama. O pior é que Lula está com os quatro pneus arriados por ela e não tem como enquadrá-la em seu devido lugar. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário