quarta-feira, 24 de abril de 2024

sputnik

 

Soldados do batalhão de reparação e recuperação do agrupamento de tropas Vostok (Leste) consertam e modernizam tanque da zona de operação especial da Rússia, foto publicada em 21 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil

791º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
Detalhes a seguir
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém, após mais de seis meses, ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental. Segundo o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, desde o início da contraofensiva da Ucrânia, Kiev perdeu mais de 125 mil homens e cerca de 16 mil unidades de equipamento.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Conteúdo
Antigas primeiroRecentes primeiro
07:04 24.04.2024
Ucrânia cobre déficit energético com compras de eletricidade da Europa pelo 3º dia consecutivo, diz empresa estatal ucraniana Ukrenergo
05:14 24.04.2024
Na Ucrânia começam a emitir condenações a militares por se recusarem a seguir ordens, diz mídia ucraniana
04:57 24.04.2024
Defesa antiaérea russa intercepta drones ucranianos em várias regiões
Sistemas de defesa antiaérea russos interceptaram e destruíram oito drones ucranianos sobre os territórios das regiões de Kursk, Belgorod, Voronezh e Smolensk durante a madrugada, informou o Ministério da Defesa russo.
04:54 24.04.2024
Ataque com drone na Rússia causa incêndios
Na região russa de Smolensk, após ataque de drone, incêndios destruíram instalações de combustível e energia, informou o governador Vasily Anokhin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário