Detalhes a seguir
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Além disso, recentemente, tanto em Kiev como na mídia ocidental, surgem relatos da "iminente contraofensiva" do Exército ucraniano. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmou em 6 de julho que Kiev lançou uma tentativa de ofensiva em cinco frentes com concentração de grandes forças, contudo fracassou em todas. Segundo os dados da entidade, em três dias de combates as forças ucranianas perderam até 3.715 militares e 52 tanques, entre outros equipamentos. Do lado russo, 71 militares foram mortos e 15 tanques foram destruídos, de acordo com o ministro.
Chefe da Otan diz que mundo seria 'mais perigoso' se a Ucrânia perdesse para a Rússia
O mundo se tornaria mais perigoso se a Ucrânia não for bem-sucedida contra a Rússia no campo de batalha, disse nesta terça-feira (13) o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg.
"O presidente [Vladimir] Putin não deve vencer esta guerra porque não será apenas uma tragédia para os ucranianos, mas também tornará o mundo mais perigoso", disse Stoltenberg antes de se encontrar com o presidente dos EUA, Joe Biden. .
ONU alega não ter dados sobre Ucrânia estar usando corredor de grãos para lançar drones navais na Rússia
Novo governo do Paraguai vai apoiar o diálogo no conflito ucraniano, diz futuro ministro das Relações Exteriores
Funcionário da ONU vai discutir prevenção de conflitos e questões de segurança em viagem a Moscou, diz porta-voz
Rússia se reserva o direito de garantir sua segurança em meio à promessa da OTAN de derrotá-la, diz Moscou
Rússia promove impermeabilização da piscina de resfriamento da usina de Zaporozhie para economizar água
CIA alertou a Ucrânia para não sabotar os gasodutos Nord Stream pouco antes dos ataques, diz mídia
Ocidente precisa parar de entregar armas a Kiev se quiser resolver o conflito, afirma líder russo
Putin diz que Ucrânia atacou navio russo que guardava o Turkstream, com coordenação dos EUA
Putin planeja discutir acordo de grãos com líderes africanos
O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (13) que o país vai receber líderes africanos em breve, acrescentando que planeja discutir a Iniciativa de Grãos do mar Negro com eles.
Putin chama a Rússia de Estado constitucional 'diferente da Ucrânia'
Líderes da OTAN vão intensificar apoio à Ucrânia na próxima cúpula em Vilnius, diz Stoltenberg
Presidente russo afirma que ataques a instalações de energia da Ucrânia são resposta ao cruzamento de linhas vermelhas
Sem necessidade de Lei Marcial, Putin diz que Rússia vai fortalecer segurança na fronteira após ataques de drones
Putin nega que a Rússia tenha exercido influência na Ucrânia antes da operação militar especial
Inteligência holandesa informou a CIA sobre planos de Kiev para sabotar o Nord Stream, diz mídia
Rússia perdeu 54 tanques na zona de conflito ucraniana, diz Putin
"Como eu disse, eles [os ucranianos perderam] mais de 160 tanques [durante a contraofensiva], enquanto nós perdemos 54. Alguns deles podem ser recuperados e consertados", disse o presidente russo, Vladimir Putin a correspondentes militares em Moscou.
Putin diz que a indústria de defesa da Ucrânia vai deixar de existir completamente em breve
A indústria de defesa da Ucrânia logo vai deixar de existir completamente, já que não está produzindo nada, com Kiev importando todas as suas armas e equipamentos de países estrangeiros, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (13).
"A indústria de defesa da Ucrânia logo deixará completamente de existir. O que eles estão produzindo? Eles estão importando munição, equipamentos, armas, tudo. Portanto, não se pode viver e durar muito. É por isso que a questão relacionada à desmilitarização está em uma dimensão muito prática", disse o líder russo em reunião com correspondentes militares.
Mercenários poloneses na Ucrânia sofrem pesadas baixas, diz Putin
Perdas da Ucrânia chegam a 25-30% do volume de equipamentos entregues pelo exterior, afirma Putin
Ucrânia falha em todas as direções da contraofensiva, diz Putin
Até agora, Kiev está falhando em todas as direções de sua contraofensiva, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (13), acrescentando que os militares ucranianos sofreram pesadas baixas.
"O inimigo não teve sucesso em nenhuma das direções. Eles sofreram pesadas perdas", disse Putin durante uma reunião com correspondentes militares.
Putin: objetivos da operação militar especial mudam de acordo com a situação atual
Os objetivos da operação militar especial russa mudam de acordo com a situação atual, mas essas mudanças não são fundamentais, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (13).
"Eles estão mudando de acordo com a situação atual, mas em geral, é claro, não vamos mudar nada, e eles são fundamentais para nós", disse Putin durante uma reunião com correspondentes militares.
EUA renovam restrições de exportação para 3 pessoas e 2 entidades que exportam tecnologia para a Rússia, diz escritório de Indústria e Segurança
Exército ucraniano perdeu muitos soldados profissionais em Donbass e teve que convocar recrutas, diz mídia
Colapso da barragem de Kakhovka resulta em morte em massa de peixes no rio Dniepre, diz ministério ucraniano
Stoltenberg diz que adesão da Ucrânia à OTAN não está na agenda até a 'vitória de Kiev'
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, disse nesta terça-feira (13) que é impossível dar uma data precisa para quando a Ucrânia vai se tornar membro da OTAN, já que a adesão de Kiev não deve ser discutida até que vença o conflito contra a Rússia.
"A menos que a Ucrânia prevaleça, então não há nenhuma adesão a ser discutida", disse Stoltenberg à emissora norte-americana PBS, acrescentando que a aliança está pronta para apoiar Kiev pelo tempo que for necessário.
Cidadãos russos são detidos por se prepararem para sabotar linhas ferroviárias a mando de Kiev, afirma o Serviço de Segurança russo
Alguns ex-funcionários do complexo da indústria de defesa russa foram detidos por se prepararem para sabotar linhas ferroviárias nas regiões russas sob instruções de Kiev, a fim de interromper o abastecimento das Forças Armadas russas que participam da operação militar especial do país na Ucrânia, disse o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), nesta terça-feira (13).
Institutos de paz alemães dizem esperar pela liderança de Berlim nas negociações sobre a Ucrânia
Quatro grandes institutos de paz alemães sugeriram que o governo nacional deveria assumir um papel de liderança na preparação de uma iniciativa de negociação internacional para acabar com a crise na Ucrânia.
Há cerca de 200 subestações inundadas após rompimento da barragem de Kakhovka, diz Ministério de Energia da Ucrânia
Cerca de 200 subestações elétricas no sul da Ucrânia foram inundadas após o rompimento da barragem da hidrelétrica de Kakhovka, e cerca de 15.000 residentes na região de Kherson permanecem sem eletricidade, disse o Ministério da Energia da Ucrânia nesta terça-feira (13).
"A situação após a explosão da barragem de Kakhovka: cerca de 15.000 consumidores em Kherson permanecem sem energia; 110 subestações transformadoras em Kherson e 35 na região estão desconectadas devido a inundações. Na região de Nikolaev, 42 subestações transformadoras estão inundadas, dez vilas estão completamente sem luz, outras cinco parcialmente", disse o ministério no Telegram.
Duma russa adota projeto de bloqueio para plataformas de arrecadação de fundos para militares ucranianos
Ucrânia perde mais de 600 militares no sul de Donetsk e Artyomovsk nas últimas 24 horas, diz Moscou
EUA aprovarão envio de projéteis com urânio empobrecido à Ucrânia seguindo Reino Unido, diz mídia
De acordo com o jornal norte-americano The Wall Street Journal, os Estados Unidos pretendem aprovar a entrega de projéteis para tanques de urânio empobrecido, levantando assim preocupações sobre os efeitos na saúde e no meio ambiente.
MD russo diz ter realizado ataques contra reservas operacionais ucranianas, atingindo todos os alvos
Ucrânia perde metade dos Leopard da Finlândia, mas Alemanha diz que não pode substituir cada tanque
FSB russo prende mais um ex-funcionário da indústria de defesa que trabalhava para as forças ucranianas
Segundo informações, ele estava com documentos militares, e preparou as explosões na estação ferroviária nas regiões russas de Kursk e Belgorod.
Sobe para 17 o número de mortes após destruição da barragem de Kakhovka, segundo autoridades locais
Especialista militar britânico destaca lacunas críticas na contraofensiva da Ucrânia
Nenhum comentário:
Postar um comentário