Operação russa na Ucrânia
Detalhes a seguir
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial para desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.
Durante a operação, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte significativa da república de Donetsk, inclusive Volnovakha, Mariupol e Svyatogorsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia.
De 23 a 27 de setembro, a RPD, RPL e regiões de Kherson e Zaporozhie realizaram referendos sobre a adesão à Federação da Rússia, com a maioria da população votando a favor. Em 30 de setembro, durante uma cerimônia no Kremlin, o presidente russo assinou os acordos sobre a integração das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie à Rússia. Após aprovação por ambas as câmaras do parlamento russo, os acordos foram ratificados por Putin no dia 5 de outubro.
Forças ucranianas tentam avançar em Kherson
Segundo o vice-chefe da administração da região russa de Kherson, Kirill Stremousov, as tropas ucranianas estão tentando avançar pela estrada Dudchany–Berislav.
A fala se dá após relatos de tentativas de Kiev de realizar novos contra-ataques na região neste sábado (15).
Tropas ucranianas atacam república de Donetsk lançando 208 munições
Nas últimas 24 horas tropas ucranianas bombardearam 51 vezes o território da República Popular de Donetsk (RPD) disparando 208 munições, informou neste sábado (15) a representação no Centro Conjunto de Controle e Coordenação das questões relacionadas a crimes de guerra da Ucrânia (JCCC) da República Popular de Donetsk (RPD).
Ataques ucranianos da República Popular de Donetsk provocam 1 morto e 6 feridos
Um civil morreu e outros seis ficaram feridos nas últimas 24 horas devido a ataques das forças ucranianas no território da República Popular de Donetsk (RPD), informou quartel-general da Defesa Territorial da RPD.
Autoridades ucranianas informam sobre ataque à infraestrutura da cidade de Zaporozhie
Conselho da cidade de Zaporozhie, controlada por Kiev, relatou sobre ataques às instalações de infraestrutura da cidade.
"A infraestrutura foi danificada. Há um incêndio no local. Os serviços relevantes foram acionados", segundo comunicado postado no canal Telegram pelo secretário do Conselho Municipal de Zaporozhie Anatoly Kurtev.
Nenhum comentário:
Postar um comentário