Nova fase da ofensiva da Rússia na Ucrânia acirra tensão internacional
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos últimos desdobramentos das ações militares russas e de seus efeitos no cenário mundial
Os recentes gestos e declarações do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sinalizaram uma nova fase da ofensiva militar do país na Ucrânia e provocaram reações das forças ucranianas e de potências do Ocidente.
As ações russas foram ampliadas após importantes triunfos ucranianos, incluindo um ataque no início deste mês que destruiu parcialmente a única ponte que ligava a Rússia ao território da Crimeia.
Os ucranianos também protestam contra o anúncio pelo governo russo da anexação dos territórios de Kherson e Zaporizhia, ao sul, e das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk. Juntas, essas áreas representam cerca de 15% do território atual da Ucrânia. Na semana passada, a Assembleia-Geral da ONU condenou, por ampla maioria, a decisão da Rússia e exigiu que ela seja revertida.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos últimos desdobramentos da ofensiva militar da Rússia na Ucrânia e da escalada da tensão internacional causada pelo conflito.
Para traçar um panorama dos impactos da guerra na Ucrânia na geopolítica mundial, participam deste episódio o analista de política da CNN Lourival Sant’Anna e o pesquisador de relações internacionais Arthur Moura, especialista em Rússia e Ucrânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário