quinta-feira, 15 de setembro de 2022

 

China será o 1º país do mundo a obter energia de fusão nuclear

Trabalhador em sala de controle monitora o reator nuclear da Unidade 2 da usina nuclear de Tianwan, em Lianyungang, na província de Jiangsu, no leste da China - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2022
Nos siga noTelegram
Principal cientista bélico e engenheiro nuclear da China, Peng Xianjue disse que a energia de fusão nuclear, a "joia da ciência chinesa", está a seis anos de se tornar uma realidade para o país.
Nenhum país até agora conseguiu construir uma instalação que gerasse mais energia do que é possível pelo processo de fissão. Mas a China, segundo Peng Xianjue, renomado cientista bélico, está muito perto disso.
Segundo ele, o governo chinês aprovou a construção da maior usina de energia de fusão do mundo, com planos de gerar energia nuclear até 2028. Com isso, o país será o primeiro do mundo a alcançar a fonte de energia.

"A ignição por fusão é a joia da coroa da ciência e tecnologia no mundo de hoje", disse Peng Xianjue, professor da Academia Chinesa de Engenharia Física, segundo informações do South China Morning Post.

Peng é o responsável pelo desenvolvimento de algumas das pequenas ogivas nucleares mais avançadas da China. Ele atuou, nas últimas décadas, como principal conselheiro do programa de armas nucleares do país.
Submarino chinês Type 094A - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2022
China projeta reator nuclear para drones submarinos com alcance de 10.000 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário