China será o 1º país do mundo a obter energia de fusão nuclear
13:09 14.09.2022 (atualizado: 14:18 14.09.2022)

© AP Photo
Principal cientista bélico e engenheiro nuclear da China, Peng Xianjue disse que a energia de fusão nuclear, a "joia da ciência chinesa", está a seis anos de se tornar uma realidade para o país.
Nenhum país até agora conseguiu construir uma instalação que gerasse mais energia do que é possível pelo processo de fissão. Mas a China, segundo Peng Xianjue, renomado cientista bélico, está muito perto disso.
Segundo ele, o governo chinês aprovou a construção da maior usina de energia de fusão do mundo, com planos de gerar energia nuclear até 2028. Com isso, o país será o primeiro do mundo a alcançar a fonte de energia.
"A ignição por fusão é a joia da coroa da ciência e tecnologia no mundo de hoje", disse Peng Xianjue, professor da Academia Chinesa de Engenharia Física, segundo informações do South China Morning Post.
Peng é o responsável pelo desenvolvimento de algumas das pequenas ogivas nucleares mais avançadas da China. Ele atuou, nas últimas décadas, como principal conselheiro do programa de armas nucleares do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário