terça-feira, 21 de junho de 2022

 

Saída de Ancara da OTAN 'prejudicará planos' de Washington, opina jornal turco

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, faz o discurso durante a cúpula da OTAN em Bruxelas, 14 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2022
Nos siga noTelegram
A Turquia não viu nenhuma vantagem durante os 70 anos de sua participação da Aliança Atlântica, o único argumento a favor da sua permanência no bloco é o direito de veto na OTAN, escreve o jornal turco Cumhuriyet.
Na opinião do autor do artigo, Mehmet Ali Guller, Ancara deve fechar o mar Negro, o Cáucaso e as portas ocidentais da Ásia Central para os Estados Unidos e se tornar uma parte da Grande Parceria Euroasiática.
"A Turquia deve romper os laços com a OTAN", ressaltou o observador.
A saída da aliança, nota o veículo de imprensa, significaria a mudança para uma parceria estratégica com a Rússia e Irã, bem como a integração no "novo mundo" através do BRICS e da Organização para Cooperação de Xangai.
Além disso, de acordo com as palavras do autor, a saída do bloco militar privará os Estados Unidos da capacidade não só de controlar a política da Turquia, mas até prejudicará seriamente os planos de Washington.

"Os EUA terão que abandonar seus planos de transformar o mar Negro em um 'lago da OTAN', enquanto a exclusão de Ancara do bloco será um fracasso para os Estados Unidos na questão da influência no Cáucaso e na Ásia Central", resumiu o observador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário