domingo, 5 de junho de 2022

 

Putin fala sobre decisão dos EUA de fornecer novos sistemas de foguetes à Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante um evento em 20 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2022
Nos siga noTelegram
Ao falar sobre o novo fornecimento de lançadores múltiplos de foguetes, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que isso não é novidade nenhuma e que sistemas semelhantes estão em serviço no Exército ucraniano.
"Não é nenhuma novidade. Em primeiro lugar, estes sistemas de foguetes já estão em serviço no Exército ucraniano e são sistemas semelhantes aos de produção soviética e russa Grad, Smerch, Uragan", afirmou Putin.
Além disso, Putin afirmou que o fornecimento dos lançadores múltiplos de foguetes (MRLS na sigla em inglês) dos EUA à Ucrânia é para repor as perdas de equipamentos militares ucranianos, o que não muda nada na situação.
"Acreditamos que o fornecimento dos EUA e alguns outros países está ligado à reposição das perdas destes equipamentos militares, isso não é nenhuma novidade e não muda nada. Também há pedidos para o fornecimento, digamos, de artilharia, o que é quase o mesmo. Aparentemente, também estamos falando sobre a reposição dos equipamentos perdidos, destruídos durante as hostilidades", declarou Putin.
A solicitação da Ucrânia pelo fornecimento de artilharia provavelmente está relacionada ao desejo de repor o que foi destruído durante as ações militares.
Putin também ressaltou que, no início da operação especial, o Exército ucraniano possuía aproximadamente 515 MLRS, 380 deles foram destruídos, contudo, alguns foram restaurados e outros retirados da reserva.
O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma reunião do Conselho Econômico Supremo da Eurásia, que ocorre no Quirguistão, por meio de um link de vídeo no Kremlin, em Moscou, na Rússia, 27 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2022
Panorama internacional
Putin: políticas 'míopes e estúpidas' da Europa provocaram crise energética e de fertilizantes
O presidente russo também observou que o lado russo tem conhecimento que se planeja um fornecimento de foguetes com alcance entre 45 e 70 quilômetros.
"A mesma coisa aconteceu com aqueles Grad, Uragan e Smerch que mencionei. Eles também possuem um alcance de 40 a 70 quilômetros, isso não é novidade nenhuma", afirmou.
Conforme publicou a agência Reuters citando uma fonte oficial da Casa Branca, os EUA fornecerão à Ucrânia sistemas de foguetes de longo alcance do modelo M142 HIMARS, fabricados pela Lockheed Martin.
Os sistemas norte-americanos HIMARS podem disparar uma ampla gama de projéteis, além de terem a capacidade de lançar seis foguetes guiados do tipo ER GMLRS a uma distância de 150 quilômetros ou um míssil ATACMS a 300 quilômetros, bem como dois mísseis PrSM a 499 quilômetros, segundo a Lockheed Martin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário