sexta-feira, 24 de junho de 2022

 

China poderia 'colocar Taiwan de joelhos' sem dar um único tiro, diz ex-chefe do Pentágono

Soldados do Exército de Libertação Popular da China (ELP) (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2022
Nos siga noTelegram
Secretário do Departamento de Defesa dos EUA de 2006 a 2011, Robert Gates considera que há poucas probabilidades de a China atacar Taiwan. A opinião dele foi dada no podcast One Decision, na quinta-feira (23).
"Pessoalmente, acho que a probabilidade de uma invasão em grande escala é muito baixa. Chineses nunca realizaram uma operação anfíbia. Teria que ser algo como o Dia D [o desembarque na Normandia dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial], teria que ser enorme", disse o ex-secretário de Defesa.
No entanto, Gates observa que Pequim tem outras medidas para "exercer uma enorme pressão" sobre Taipé "sem dar um único tiro" através de medidas cibernéticas e econômicas. Pequim "poderia colocar Taiwan de joelhos e criar enormes estímulos para que Taiwan tenha uma atitude muito diferente em relação à China", frisou.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan relatou ontem (23) a incursão de 22 aviões do Exército de Libertação Popular (ELP) da China no sudoeste da zona de identificação da defesa aérea da ilha (ADIZ, na sigla em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário