quarta-feira, 4 de maio de 2022

 

Mariupol está sob controle do Exército russo, vida pacífica é estabelecida na cidade, diz Shoigu

Residentes de Mariupol em fila para pegar água, 2 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2022
Nos siga noTelegram
Os militares russos estão controlando a cidade de Mariupol, disse hoje, quarta-feira (4), o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.

"Nos territórios das RPL e RPD e da Ucrânia, libertados dos nacionalistas, está sendo estabelecida a vida pacífica. Inclusive em Mariupol, o maior centro industrial e de transporte no mar de Azov. Ela está sob controle do Exército da Rússia", afirmou o ministro.

Em 16 de abril, o representante oficial do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, informou que todo o território de Mariupol foi libertado das tropas ucranianas, mercenários estrangeiros e neonazistas do Batalhão Azov. Quem sobrou foi bloqueado na siderúrgica Azovstal.
Os grupos militares ucranianos que estão no território da Azovstal estão bloqueados em todo o perímetro da fábrica.
Além disso, o ministro russo ressaltou que o transporte da OTAN com armas e munições para o Exército ucraniano que chegou à Ucrânia será destruído.

"Os EUA e seus aliados da OTAN continuam enviando à Ucrânia grandes montantes de armas. Quero notar que qualquer transporte da Aliança Atlântica que chegou ao território do país com armamento ou meios materiais para as necessidades das Forças Armadas da Ucrânia, nós consideramos um alvo legítimo a ser atingido", de acordo com suas palavras.

Tanque T-72B3 do Exército russo avançando - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2022
Panorama internacional
Batalhão Azov e forças ucranianas aproveitam cessar-fogo na Azovstal e assumem posições de fogo
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia". Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalações da infraestrutura militar ucraniana, sem realizar ataques contra alvos civis em cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário