quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Ponto de vista
BLOG DE LUIZ HOLANDA - PONTO DE VISTA
POLÍTICA CAMBIAL- Rússia e Brasil poderão usar moedas nacionais no comércio entre os dois países. A decisão foi discutida em reunião do Conselho dos Brics, que analisou as possibilidades de adoção das moedas locais em suas transações comerciais. Com isso o dólar sai de circulação, uma maneira de contribuir para a diminuição da influência que a moeda americana exerce nas transações do comércio internacional.
CONDENAÇÃO- A Justiça Belga condenou a jihadista Brian de Muler, filha de mãe brasileira, que se uniu ao Estado Islâmico (EI) para praticar o terror. Aliás, centenas de jovens estão sendo aliciados por esse Estado com promessas que vão desde a salvação a uma vida cheia de oportunidades. O problema é quando eles chegam lá. Além de não ser o que pensam, não existe caminho de volta.
RECONHECIMENTO DE UMA REALIDADE IMUTÁVEL- O USA TODAY, um dos líderes da imprensa americana, publicou um mapa da Ucrânia no qual a Criméia agora é da Rússia. Pelo visto, PUTIN vai ganhando terreno, mesmo diante das sanções econômicas impostas pela União Europeia e pelos Estados Unidos. Aliás, a Ucrânia não oferece nada de importante aos seus atuais aliados, a não uma guerra, de consequências imprevisíveis.
EXPLOSÃO - Objeto de investigação em CPI, nem assim a Petrobrás se emenda. A falta de segurança nas plataformas de exploração de petróleo no país acaba de provocar uma explosão que matou três. É azar ou negligência?
FINANCIAMENTO DE CAMPANHA- A resistência à abolição de financiamentos privados nas campanhas eleitorais começa a tomar corpo, tanto na mídia como nas empresas e no próprio Congresso. Todos defendem as doações privadas, só que, agora, com transparência, que, por sinal, jamais acontecerá. Banqueiro e empresário não dão dinheiro de graça a ninguém. Querem retorno, que varia entre o dobro a 1000% do financiamento.
MEMÓRIAS- O ex-chanceler Celso Amorim se prepara para lançar o livro Teerã, Ramalá e Doha, que deverá ocorrer em março, relatando os problemas e as contradições da política americana no Oriente Médio. No livro Amorim relata as indecisões do presidente americano, Barack Obama, em relação ao Irã. Vale a pena lê-lo, quando muito para se conhecer a política exterior petista.
REPÚBLICAS POPULARES- Os separatistas pró-Rússia das regiões de Donetsk e Luhanski, no leste da Ucrânia, querem a separação total do território onde residem, inclusive o reconhecimento internacional como uma república independente com direito à criação de suas próprias forças armadas. A União Europeia e os Estados Unidos desejam o fim da intervenção russa, o retorno dos soldados russos e das armas utilizadas pelos rebeldes. Vai ser difícil um acordo desse tipo; seria muito humilhante para o presidente Putin.
LIBERDADE MANTIDA- Os ministros integrantes da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram pela manutenção da liberdade de Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobrás, envolvido na apuração de um suposto esquema de corrupção na empresa estatal. Se Duque pode permanecer em liberdade, os demais prisioneiros também podem. O direito é igual para todos.
15 DE MARÇO- Deputados e senadores da oposição deverão participar dos protestos marcados para o dia 15 do próximo mês pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O escândalo de corrupção na Petrobrás e a queda de popularidade da governante contribuem para as manifestações programadas. O problema é se isso vingar.
MÁXIMA DO DIA- Existe muita insensatez em nossa existência. Vivemos por fantasias e fragmentos de realidade para defender o que não precisamos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário