quinta-feira, 22 de junho de 2023

 SABATINA

Senado aprova indicação de Zanin ao STF

Publicado em: 21/06/2023 20:00 | Atualizado em: 21/06/2023 20:54

facebook sharing button
twitter sharing button
linkedin sharing button
telegram sharing button
whatsapp sharing button
sms sharing button
email sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button
 (Foto: Waldemir Barreto/Divulgação)
Foto: Waldemir Barreto/Divulgação
O plenário do Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira (21), a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A votação secreta terminou com um placar de 58 votos a favor e 18 contrários.Coube ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) a relatoria da indicação feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do nome que vai substituir o ex-ministro Ricardo Lewandowski na Suprema Corte, que se aposentou no último mês de abril.

Sabatina
Durante o dia, Zanin foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado por mais de oito horas. O advogado defendeu o respeito à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito.

"Meu lado sempre foi o mesmo, o lado da lei, das garantias, do amplo direito de defesa e do devido processo legal. Para mim, só existe um lado - o outro é barbárie, é abuso de poder. Com muita honra e humildade, sinto-me seguro e com a experiência necessária para passar a julgar temas relevantes e de extremo impacto à nossa sociedade", disse Zanin.

Senadores elogiaram a indicação do agora mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal, a exemplo do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (UB-AP). Já os senadores Sérgio Moro (UB-PR), Magno Malta (PL-ES) e Jaime Bagattoli (PL-RO) se posicionaram contrários ao nome do advogado de Lula.
Perfil
Zanin formou-se, em 1999, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou em diversos âmbitos do Direito, como empresarial e falimentar, aeronáutico, marítimo, eleitoral e internacional. Ficou nacionalmente conhecido pelo desempenho na defesa do presidente Lula na Operação Lava-Jato, tendo obtido a absolvição do petista nos processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário