segunda-feira, 19 de junho de 2023

Claudio uimberto

 

Inelegibilidade de Bolsonaro dia 22 é ironia do TSE

Sessão do Plenário do TSE. Foto: Antonio Augusto/SecomTSE

Nos meios políticos de Brasília, há duas certezas sobre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira é que nesta quinta-feira (22), a corte não irá julgar e sim apenas ‘oficializar’ a decisão de tornar inelegível Jair Bolsonaro. A outra certeza é que a data do ato da desforra não é casual: dia 22, não por coincidência, seria irônica ‘homenagem’ ao número do partido do ex-presidente crítico da urna eletrônica. A ‘piada’ faz a delícia de advogados petistas para quem a inelegibilidade são favas contadas.

Precedente

Também foi considerado irônico ‘tributo’ do TSE ao nº 22 do PL a multa desproporcional de R$22,9 milhões, aplicada ao partido em novembro.

Saiu caro

A multa foi arbitrada pelo TSE por “litigância de má fé” do PL, ao levar ao próprio tribunal auditoria privada sobre supostas falhas na eleição.

Favas contadas

O relator da inelegibilidade é o algoz nº 2 de Bolsonaro no TSE, ministro Benedito Gonçalves, conhecido por suas relações de amizade a Lula.

Não é ladroagem

Para banir Bolsonaro, alega-se uma reunião com embaixadores sobre urna eletrônica, logo após Edson Fachin ter feito o mesmo pelo TSE.

A primeira-dama Janja, o presidente Lula, o presidente chinês Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Entidade condena proximidade de Lula a ditaduras

O movimento Democracia Sem Fronteiras Brasil denuncia a aproximação do governo Lula (PT) com ditaduras como Venezuela e China. Para a entidade, a administração petista quer se aproximar de países autoritários. Além de receber ditadores em Brasília, o PT e Lula enviaram delegação para fechar acordo com o Partido Comunista Chinês (PCC). “O atual governo brasileiro está dando sinal verde para a implementação de ideologias antidemocráticas e autoritárias”, alerta o DSF Brasil.

Comunicado oficial

“O grupo DSF Brasil se posiciona totalmente contrário ao caminho adotado pelo atual governo de aproximação com ditaduras”, diz a nota.

Ditador não pede

Cerca de 20 deputados petistas foram à China fechar suposto acordo de “intercâmbio sociopolítico” com o Partido Comunista Chinês.

De joelhos, não

A entidade dedicada à defesa da Democracia critica a conivência do “com os absurdos cometidos pelo PCC”.

Poder sem Pudor

Sessão espírita

Durante sessão na Comissão de Educação da Câmara, certa vez, um deputado da chamou de “professor Anísio Teixeira” o então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Eliezer Pacheco. Confundido com o falecido professor, Pacheco reagiu com graça: “Até que para morto eu tô bem conservado...”

Diplomacia com o fígado

Lula vive em Roma seu estilo raivoso: por razões ideológicas, não quis encintrar a premiê Giorgia Meloni, a figura mais popular da Itália em décadas. Preferiu o presidente sem poder e um prefeito sem expressão.

MST na mira

A CPI do MST tem reunião nesta terça (20) para analisar e votar 45 requerimentos, incluindo um que exige a remessa à comissão de dados, inclusive aqueles classificados como “sigilosos”, de outras CPIs do MST.

Manipulação grotesca

O PT se vingou de Ives Gandra, que fez parecer favorável ao impeachment de Dilma, apontando-o como “mentor teórico do golpe”. Usaram um texto de 2017 em que o jurista aponta as Forças Armadas como “poder moderador”. Para não haver e não para promover golpe.

Dominó

O deputado Sanderson (PL-RS) informou ao Diário do Poder que o pedido de impeachment do presidente Lula (PT) “está sobre a mesa” do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Frase do dia

Não é mais live do Lula. É a ‘raive’ do Lula

Senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticando o ódio e a “raiva em tempo real” do petista

Brasil atrás do Botsuana

O Brasil caiu uma posição no ranking de competitividade mundial entre 2022 e 2023, do International Institute for Management Development (IMD), na Suíça. Em 64 países, o Brasil é o 60º. Atrás de Botsuana.

Defesa

O Podemos divulgou nota oficial para defender o senador Marcos do Val (Pode-ES), alvo de operação da PF a mando do STF. O partido “se mantém ao seu lado, inclusive, disponibilizando apoio técnico e jurídico para resolução deste episódio”, disse.

Nova revoada

O IDP do ministro Gilmar Mendes volta a promover evento em Lisboa, desta vez entre os dias 26 e 28 próximos. Será um fórum jurídico sob o tema “Governança Digital”. Espera-se mais uma revoada de autoridades.

Assessoria para quê?

Segundo o Financial Times, Lula não conseguirá cumprir as “promessas arrebatadoras” de erradicar a pobreza e proteger o meio ambiente por culpa do “Congresso de direita” e da “frente ampla de se desfaz”.

Epitáfio

Quando os Podres Poderes produzem leis e impõem regras que os protegem do cidadão, eis a prova de que a Democracia já era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário