sábado, 12 de agosto de 2017

OFENSIVA

Trump diz que pode adotar 'opção militar' para crise na Venezuela

Declaração foi dada após o governo americano ter sancionado uma série de autoridades chavistas nas últimas semanas

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Trump
Trump ordena "cercar e aniquilar" Estado Islâmico em todos os lugares
PUBLICADO EM 11/08/17 - 19h38
O presidente dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira, 11, que uma opção militar pode ser adotada para solucionar a crise na Venezuela.  "Eu não descartaria", disse Trump. "É certamente algo que podemos adotar". O governo venezuelano ainda não respondeu às declarações do republicano, mas o presidente Nicolás Maduro frequentemente acusa os Estados Unidos de tentar derrubá-lo.
A declaração, rara e pouco usual em termos diplomáticos na América Latina, foi dada após o governo americano ter sancionado uma série de autoridades chavistas nas últimas semanas. 
Nesta semana, o Departamento do Tesouro anunciou sanções contra oito membros da cúpula chavista, incluindo o irmão do presidente Hugo Chávez (1999-2013), Adán Chávez. 
Maduro e seu vice-presidente Tareck el-Aissami também tiveram ativos bloqueados nos Estados Unidos e foram proibidos de entrar no país, assim como outros colaboradores próximos do líder bolivariano, como Delcy Rodríguez e Elias Jaua, e a cúpula do Tribunal Supremo de Justiça.
Com o agravamento da crise política na Venezuela, em abril, que já deixou 125 mortos, Trump aumentou as sanções e ameaçou Caracas com punições econômicas, que poderiam debilitar ainda mais a combalida economia local. A Venezuela vende cerca de 40% do seu petróleo para os EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário